segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ansiedade: a vilã de várias pessoas. ❖

     Olá galera, quem nunca sofreu com a ansiedade durante os dias próximos de uma prova que custará o seu futuro? Sabemos que esse problema é um ponto negativo de pessoas que se esforçaram, estudaram demasiadamente todo o ano e no dia da prova, a tal vilã aparece aterrorizando.
     Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo.
     Pesquisei alguns artigos na internet sobre o assunto, e encontrei um vídeo super legal do Prof. Paulo Jubilut, que se chama combatendo a ansiedade. Assistam, vale a pena conferir.



Um super beijo e lembrem-se: foco, força e fé galera.

domingo, 17 de agosto de 2014

O ENEM está se aproximando: O que fazer nessa etapa? ✍

       Olá caros leitores, primeiramente quero me desculpar por ter demorado alguns dias para postar algo, a minha rotina está bem pesada e complicada, então tempo é precioso nessas horas para mim. Estamos quase na reta final de estudos, antes da prova do Enem, com vários assuntos a serem estudados e revisados, principalmente, mas o que fazer quando você não dedicou a maior parte do seu tempo para estudar, agora que está tão perto?
     Vamos deixar bem claro que, para quem está sacrificando horas do seu dia em busca da aprovação em medicina, isso não pode mudar logo nesse momento, deve ser redobrada a atenção e o foco galera. Existem algumas pessoas que desejam passar nesse curso, mas não estudaram tanto, ou até mesmo NÃO estudaram ainda. Gente, isso não deveria ter acontecido de forma alguma, de duas é uma: esses estudantes são super dotados ou então, vão na sorte tentar fazer a prova tranquilamente. Quero deixar bem claro e explicito, que existem também alunos que conseguem a aprovação dessa forma, mas são minoria. Nunca deve ser colocado o seu futuro nas mãos da sorte, porque tem uma enorme chance de você sair extremamente decepcionado desse relacionamento.

Desejo outro(s) curso(s), que não seja medicina e ainda não comecei a estudar, o que fazer?
    Não existe essa diferença tão grande na carga horária de estudos entre medicina e qualquer outro curso. É óbvio que a quantidade de assuntos e questões que precisam ser acertadas para conseguir med, deve ser bem acima do normal dos outros, mas essa realidade todo mundo tem conhecimento. Por exemplo: você tem que acertarno minimo
150 a 160 questões + nota acima de 900 na redação, pois a média na maioria das universidades estaduais e federais que aderiram ao SISU, são acima de 780 pontos para a ampla concorrência e 730, para cotistas. 
   Em relação aos outros cursos, as notas são mais tranquilas e com uma rotina boa de estudos, você consegue passar no curso almejado, mas é necessário foco e dedicação para tudo dar certo, mesmo estando bem próximo aos dias da prova. Então, se você não começou a estudar, inicie IMEDIATAMENTE, revisando e resolvendo provas antigas, colocando enfoque nas matérias e assuntos que você apresenta uma maior dificuldade em aprender, estude aquilo que você errou nas edições da prova feitas e principalmente, treine bastante redação. Faça pelo menos, umas três por semana e peça para alguém corrigir, sempre.

Quais dicas você dá, para estudar atualidades e se dar bem na redação?
      Galera, em relação a atualidades, nunca existirá um livro pronto com todas as coisas mais atuais, pois o significado já diz tudo, sendo atualizado diariamente. Esteja sempre atento aos noticiários, pois o tema da redação SEMPRE é dito nos jornais. Existe uma revista, que é bem atualizada com as principais notícias, a do Guia do Estudante. Recomendo muitíssimo para quem não tem, comprar, porque ela é perfeita para quem não gosta muito de ficar lendo várias reportagens em sites, como eu.  A Abril, editora que faz essa revista, lança duas edições ao longo do ano, uma no primeiro semestre e outra, no segundo. Ela também lançou um novo guia para auxiliar na criação de redações, esse é excelente. Não deixem de comprar.
   Quem não pode comprar essas revistas, baixe o guia do participante do ENEM(estarei disponibilizando o arquivo), lá tem ótimas dicas para desenvolver uma ótima dissertação argumentativa, incluindo algumas redações nota mil, com comentários dos corretores.

Irei colocar alguns arquivos auxiliadores para todos que desejarem baixar, entre eles, um maravilhoso plano de estudos com as principais matérias, pelo qual me ajudou MUITO quando não fazia cursinho. 
Um beijo, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato comigo ou comente aqui.



Link da minha conta no 4shared, basta apenas clicar e baixar os arquivos: http://www.4shared.com/folder/vH0L8GE4/_online.html



Sugestão de música ♪: Yeshua- Fernandinho.

    

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Minha rotina de estudo ✐ ✎

       Olá caros leitores, hoje irei contar como é a minha rotina diária de estudo.  É algo simples de montar, mas não é impossível seguir rs.
       Sigo um horário de acordo com o que consigo, no mínimo dez horas por dia, contando com o tempo que passo no cursinho. Dependendo da minha capacidade no dia, ás vezes fico um pouco mais, mas nunca forço a minha mente quando percebo que estou cansada, porque isso não dá certo galera, realmente será tempo perdido tentar aprender com a cabeça ‘’cheia’’. Agora, como o Enem está se aproximando, a minha meta (porque tenho várias rs.) será terminar todas as apostilas, porque percebi que tenho déficit em muitos assuntos, então quero aprender ao máximo, para nenhum deles ser um vilão na hora da prova. Então, o meu modo hard está ativado rs.

Como você montou a sua rotina?
      
       A minha rotina de estudos é baseada no horário das aulas do cursinho, tenho seis aulas por dia, então tento estudar todos os assuntos que foram repostos a nós durante a manhã.  Acordo 05h20min da manhã, as aulas iniciam 07h20min e acabam as 13h00min. Retorno para casa, vou almoçar, tomo banho e volto a estudar, durante a tarde e a noite, até 21h30min. Vou dormir às 22h30min. Sempre reviso o que aprendi, e na maioria das vezes, não dá para estudar todas as aulas dadas.
       A rotina não deve ser diferente para quem não tem condições de estar em um curso auxiliador, pois dependendo da cidade onde você mora, sempre existirá um do Governo ou até mesmo estadual, para te ajudar. Ninguém poderá colocar na mente que só consegue a aprovação em MED quem pagou um cursinho caro para estudar. Conheço muitas pessoas que alcançaram o seu objetivo, sozinhos, em casa, sem qualquer ajuda, a não ser dos livros. O segredo para obter o sucesso no seu aprendizado está na força de vontade, e no lema ‘’ Assunto dado, assunto estudado’’.  O nosso cérebro capta informações que são vistas mais de duas vezes ao dia, então revise sempre que puder, crie mapas mentais, tenha em mãos um Memorex, procure músicas na internet com macetes, para dinamizar ainda mais as horas em frente às apostilas.
      Cada um tem a sua meta, eu consigo estudar mais de dez horas por dia e aprender, outros passam oito ou menos que isso, e também aprendem. Sabemos que o nível de conhecimento de um individuo que deseja MED deve ser alto, porque as notas são elevadas, então dê ao máximo de si, porque todo esforço feito não será em vão. Isso não vale somente para quem quer algo na área da saúde, engloba-se a todas as profissões.

Você abre mão de algo, para estudar?
     
     Sim, com certeza. Esse é um dos empecilhos em querer MED, assim como outros cursos que a aprovação depende muito da sua aprendizagem. Sempre fui uma menina caseira, gosto de ir às vezes ao shopping nos finais de semana, para assistir algum filme com meu namorado, amo ficar conversando e reencontrar meus amigos, não desinstalei o Whatsapp  para ter ao menos um ‘’pingo’’ de vida social rs, e o Facebook só utilizo para olhar os grupos do Projeto Medicina e Futuro Médico, e compartilhar as postagens do blog.

E o namoro, como você concilia?
       

   No inicio, sempre fui muito ‘’grudada’’ com o meu namorado, mas agora isso mudou, devido as minhas obrigações, como as dele também. A minha semana é reservada, simplesmente para tudo dos meus estudos, então o final de semana vejo ele, normalmente aos domingos, que é o dia de irmos à Igreja, assistir séries (amo/sou The Vampire Diaries e Greys Anatomy rs), e conversar também. Ele entende que, a partir do momento da aprovação, a minha vida mudará bruscamente, pois sabemos como é corrido e bem cansativo o dia de um estudante de MED. Apoia-me quase por osmose rs , nunca deixa que algo me desmotive e ajuda bastante, agradeço demasiadamente a Deus por isso.


Irei colocar dois mapas de rotina de estudo, um para quem estuda em casa e quem faz cursinho.


Então é isso galera, essa é a minha rotina, espero que tenha ajudado e qualquer coisa, deixe um comentário ou entre em contato comigo, se estiver ao meu alcance, adoraria ajuda-la(o).

Um beijo enorme .





Sugestão de música ♫ : Menos de um segundo - Rosa de Saron.